Sobre o PoP-SC

O Ponto de Presença de Santa Catarina (PoP-SC) é um dos Pontos de Presença (PoP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a qual tem por missão prover integração global e colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa. Os PoPs estão espalhados em todas as unidades federativas do Brasil. É através dos PoPs, que a RNP oferece o serviço de conectividade as universidades federais do Brasil, além de prover diferentes serviços de valor agregado as instituições usuárias.

O Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina atende às necessidades operacionais da rede acadêmica, à demanda de conectividade e informações aos usuários de todo o estado, bem como a função básica de coordenar e operar serviços de Internet em Santa Catarina para as instituições de ensino e pesquisa.

Em Florianópolis, o PoP-SC é abrigado na Universidade Federal de Santa Catarina (link: www.ufsc.br), na Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação – (SETIC/UFSC).

Conheça o histórico do PoP-SC clicando aqui.

Endereço para contato
Universidade Federal de Santa Catarina
Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação – SeTIC
Ponto de Presença da RNP em Santa Catarina - PoP-SC/RNP
Centro Tecnológico
Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
Caixa Postal 476
CEP : 88040900
Atendimento ao Público
Atendimento Presencial:
Segunda-feira a Sexta-feira / 08:00hs as 12:00hs e 14:00hs as 18:00hs

Abertura de Chamados:

Telefone: (48) 3721-3000
E-mail: nocatpop-sc.rnp.br
Infraestrutura
Sala de operações com monitoramento 24x7, ambiente climatizado, contando com energia elétrica estabilizada, com sistema de nobreaks e grupo gerador.
NOC
O Centro de Operações de Rede/NOC está situado na sala de redes 5, andar superior do prédio do SETIC.
Localização
Como chegar
NOC PoP-SC

O Centro de Operação de Rede (Network Operation Center, NOC), é realizado pelo PoP-SC e REMEP-FLN com parceria a operação da UFSC em alguns casos. O NOC conta com monitoramento pró-ativo 24x7, responsável por tratar principalmente falhas e não conformidades nos canais de comunicação.

PoP-SC: Casa de Máquinas / Datacenter

O PoP-SC possui uma área dedicada para suas operações localizada no prédio da SETIC/UFSC. Nela estão concentrados os equipamentos que fornecem conectividade para o backbone da RNP, backbone PoP-SC, Rede Metropolitana (REMEP-FLN), equipamentos de agregação WAN, equipamentos do ponto de intercambio de Internet (IX.BR), equipamentos de Operadoras e servidores de projetos e próprios que compõe o datacenter do PoP-SC.

O ambiente possui acesso controlado, com refrigeração, energia elétrica estabilizada e mantida através de nobreak e grupo gerador gerando segurança e confiabilidade em sua operação.

Infraestrutura Óptica / Cabeamento estruturado

Para a organização do datacenter, existe cabeamento metálico CAT6, presente em todos os racks, facilitando e organizando as conexões. Este cabeamento é concentrado em dois racks de manobra permitindo a conexão cruzada.

Já o cabeamento óptico, está presente na sala de entrada ("ER - Entrance Room"), onde possuem dois RACKS dedicados para receber as operadoras externas, que devem seguir o padrão estabelecido pela UFSC com DIOs Furukawa.

Para a interconexão existe espelhamento de racks que usa cabos mono modo (SM) padrão MPO para a interconexão de K7s ópticos acondicionados em distribuidores ópticos internos (DIO) padrão 19 polegadas, com conectores LC / PC.

Infraestrutura Elétrica

A infraestrutura de fornecimento de energia elétrica comercial do prédio da SeTIC – Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação, conta atualmente com um ramal trifásico em baixa tensão de 380/220V cuja capacidade de corrente é de 200A (≈ 110KVA). Este ramal atende tanto o Centro de Dados, como a infraestrutura de escritório da SeTIC.

Para garantir a disponibilidade de energia exclusivamente à carga crítica do Centro de Dados, a SeTIC conta com um Grupo Motor Gerador trifásico (380/220V) de 170KVA e um Sistema UPS cuja capacidade máxima é de 150KVA. Por ser uma única unidade UPS, a mesma foi configurada para operar com dois módulos de potência em hot spare, que representam 40% da capacidade total da máquina, limitando assim a capacidade de carga da mesma em 90KVA, propiciando autonomia do banco de baterias de 7 (sete) minutos. Entretanto o UPS pode ser reconfigurado para operar com a capacidade de 120KVA mantendo ainda um módulo de potência em hot spare, como módulo de segurança que assumirá a carga em caso de falha de um dos módulos de potência ativo.

Para o fornecimento da energia limpa provida pelo UPS , para a carga crítica do Centro de Dados, há um armário elétrico exclusivo, com dispositivos de proteção individual por rack. As demais cargas do Centro de Dados são atendidas através de outros quadros de proteção elétrica, atendidos pela rede de energia comercial e Gerador.

Como parte da solução de fornecimento de energia para o Centro de Dados, temos um Grupo Motor Gerador abrigado composto por um gerador e corrente alternada trifásico, com potência nominal de 170 KVA em 380/220V, 60 Hz, acoplado a um motor Diesel de 220 CV, com um tanque de óleo combustível de 250 litros que lhe propicia uma autonomia de 6 horas de operação.

Sua entrada em funcionamento é automática, sempre que seu sistema supervisor detecta, falta ou baixas tensão em uma das fases no fornecimento de energia comercial. Seu tempo de acionamento após a detecção de falha no fornecimento da energia comercial é de 1 a 5 segundos e o de entrada em operação, quando assume efetivamente a carga do Centro de Dados é de até 18 segundos. O tempo de arrefecimento, que se inicia no instante em que a carga do centro de dados volta a ser atendida pela energia comercial e o completo desligamento do Grupo Motor Gerador é de 1 minuto.