O PoP-SC possui diferentes serviços de Monitoramento que vão desde serviços de medição de qualidade a serviços de análise de fluxo.

Um dos destaques é o monitoramento contínuo 24x7, que inclui o serviço de notificação e alertas.

O PoP-SC oferece ainda:

Este alto nível de qualidade, permite que seus clientes provejam serviços de aplicações avançadas a seus usuários, podendo-se citar:

Monitoramento 24x7
switch

O serviço Monitoramento 24x7 compreende a monitoração contínua quanto a disponibilidade dos enlaces que estão conectados no PoP-SC.

Este serviço conta com uma equipe qualificada para atender as demandas de disponibilidade das instituições usuárias.

Uma vez homologado e conectado o enlace da instituição ao PoP-SC, seu monitoramento é iniciado e todas as interrupções do serviço são tratadas pela equipe de operação do PoP-SC.

Operação 12x7

O serviço Operação refere-se à operação dos serviços providos às instituições usuárias, bem como a operação dos enlaces que se conectam ao PoP-SC.

Neste serviço estão inclusas atividades de projeto, planejamento, gerenciamento e operação dos serviços que o PoP-SC entrega a suas instituições clientes, bem como dos enlaces de dados que é entregue via REMEP-FLN ou operadoras de serviço.

Atividades de acompanhamento de chamados com a operadora também estão inclusas neste serviço. Dentre os objetivos principais, incluem-se a atenção especial na minimização do tempo de indisponibilidade dos enlaces das instituições usuárias e na notificação e cobrança do não cumprimento do acordo de nível de serviço perante as operadoras.

switch
Nível de Serviço (SLA)
sla

O serviço Nível de Serviço é utilizado para mensurar o nível do serviço prestado às instituições usuárias, segundo acordo de nível de serviço previamente estabelecido.

São disponibilizados relatórios mensais em que os clientes podem acessar informações de disponibilidade das unidades conectadas ao PoP-SC, bem como informações detalhadas sobre os eventos de quedas e manutenções ocorridas no período de análise.

Notificações e Alertas (E-mail/SMS)

O serviço Notificação e Alertas permite que as instituições clientes do PoP-SC habilitem o recebimento de notificações de eventos relacionados a seu enlace.

Estas notificações e alertas podem ser recebidas via SMS e/ou e-mail.

mail_sms
Medições de Qualidade

O serviço de Medição de Qualidade é o ViaIPÊ.

Este serviço disponibiliza informações de qualidade entre o roteador da instituição usuária e o PoP-UFSC. Os serviços se diferem nas métricas disponibilizadas, sendo que cada um tem sua aplicabilidade.

Análise de Fluxos

O serviço Análise de Fluxos que o PoP-SC disponibiliza às instituições usuárias permite realizar uma análise dos fluxos da rede acadêmica do estado através do tráfego passante nos equipamentos do PoP-SC e RCT.

O serviço gera alarmes quanto há tráfegos anômalos e possibilita aos operadores do PoP-SC realizar uma análise aprofundada quando eventos ocorrem na rede, além de permitir inferir tendências sobre os dados do tráfego analisado.

switch
Panorama
switch

O serviço Panorama disponibiliza as instituições clientes estatísticas de uso dos enlaces do PoP-SC.

Este serviço oferece publicamente um panorama de tráfego multinível contendo os principais entroncamentos do backbone do PoP-SC, REMEP-FLN, enlaces das instituições, enlaces de provimento RNP e RCT e Peering. Este serviço pode ser acessado através do site público do PoP-SC.

O panorama é atualizado a cada 5 minutos e mostra a taxa de ocupação dos enlaces.

Verifique em: Ocupação de Enlaces.